Fotografias: Paulino Sangueve 

Realizada pela Revista Sul Rostos & Negócios numa das unidades hoteleira a primeira conferência Regional Centro Sul de Angola, no centro do certame foi refletido o tema sobre a Importância da Internacionalização do Aeroporto da Catumbela para o desenvolvimento da Região Centro Sul de Angola. A Implementação das Autarquias, Descentralização como factor de desenvolvimento económico e social, foram outros temas que nortearam o evento, que juntou gestores de empresas públicas e privadas, Administradores municipais, empresários, Deputados a Assembleia Nacional, representantes de partidos políticos com assentos parlamentar e representantes do MININT em Benguela. 

A abertura da conferência coube ao Secretario geral do governo provincial de Benguela Aquires de Carvalho em representação do Governador provincial. Durante o seu discurso o governante disse que mais que falar das autarquias, é fazer com que este modelo de governação surja rapidamente, e é igualmente importante refletir sobre como ela poderá ser útil na garantia da sustentabilidade, bem como trazer desenvolvimento para os municípios e resolver os problemas locais. 

Questionando disse: O mais importante é tê-la de forma global e numa só sentada, ou o mais importante é a sua gradual e a sua implementação? De outra forma, será a reflexão da importância das infiras-estruturas necessárias para garantir o indispensável desempenho das instituições do garante imprescindível da sustentabilidade económica financeira, essenciais para a sua sobrevivência das autarquias e do bem-estar das respetivas populações – Disse o secretário-geral provincial do Governo.

Aquires de Carvalho referenciou ainda que os aeroportos fazem parte das várias infiras estruturas e de várias mudais dos transportes que se constatam na nossa província, para além das principais vias do país a cruzarem as nossas principais zonas industriais, para além do marítimo bem representado pelo Porto do Lobito, como a expressão máxima dos principais corredor do Lobito, que liga as mais importantes zonas do internardes africanos, onde repousam os principais minerais para o apoio à indústria.

Já o  director da Revista Sul Rostos & Negócios, Lucas Abias, no seu discurso disse que a revista surgiu numa altura em que o contexto da crise económica internacional era inevitável, nas variadas instituições públicas e privadas, olhando para as oportunidades que os momentos da crise oferece, àquele gestor não teve outra opção, se não, aproveitar a oportunidade que a crise oferece, consubstanciada na criação de oportunidades de negócio, num mercado virgem no capítulo do marketing empresarial.

Hoje, a Revista Sul Rostos e Negócios já tem (6) no mercado, por esta razão, o mentor do projecto chama atenção aos gestores públicos e privados que a ausência de investimento no capítulo da divulgação das valências das empresas é um caminho fácil para a falência das instituições que almejam o desenvolvimento dos produtos que oferecem ao seu público.

No final Lucas Pedro Abias, prestou os seus agradecimentos as todas as empresas que estiveram envolvidas na realização da conferência protagonizada pela Revista Sul Rostos & Negócios, nomeadamente o Porto do Lobito, Acap Consultoria, a Lub-global e Angata.    

Na argumentação dos prelectores ficou claro que há uma necessidade urgente da inversão das políticas de estado, aliada as burocracias, para tornar que o gigante Aeroporto da Catumbela torne-se, de facto, um aeroporto internacional. Ficou conhecido que o Aeroporto da Catumbela não tem autonomia financeira, o que torna cada vez mais difícil a vida da empresa pública de viação área aliada a conjuntura do país, consubstanciada na centralização dos diversos sectores da vida económica. Tal realidade afugenta, como é óbvio, os investidores que olham para os meios de transportes como o caminho para viabilizam dos investimentos.

Por exemplo o jurista Valdino Sima prelector do tema sobre a Importância da Implementação com Autonomia Financeira Administrativa V As Infraestruturas Integrada do Aeroporto da Cutumbela, entende que, uma das dificuldades do aeroporto da Catumbela enfrenta, é de ser uma instituição que funciona com Capitais Publico, o que dificulta a prossecução de projetos. Como solução o prelector aponta a entrega do aeroporto a gerência privada como a saída dos principais problemas com vista favorecer a inserção de acionistas.

Já o Dr. Victor Moita que dissertou o tema Descentralização como factor de Desenvolvimento Economico e Social, referenciou varia tentativas frustradas de descentralização por parte do governo. Para o preletor a Política da Descentralização e Reforço do Poder Local, é um exercício de proximidade do poder político diante dos cidadãos, mas também de representatividade destes ao nível da governação local. O rácio de desconcentração da cobrança de impostos não petrolíferos ascende a 43%, cuja meta é de elevar tal percentagem até 2022. E o rácio da desconcentração da despesa pública ascende a 60%, cuja meta é de tornar crescente o percentual até 2022. É preciso divulgar o novo sistema de comunicação e fixação da residência dos cidadãos, que as vantagens são: Descentralização, contar com a lideranças adequadas, favorecer um clima empreendedor, abrir canais de comunicação com a sociedade civil, estimular a construção de uma “sociedade activa para partir das realidades locais, mobilização, concertação e consenso estratégia – Disse o prelector

A concretização de vários projectos micro, só será possível com a realização das autarquias. Imbuídos neste pensamento aliado ao propósito de trazer o tema ao debate, a organização trouxe para mesa o tema sobre a importância das autarquias locais. Com resultados considerados credíveis, as autarquias irão minimizar as discrepâncias entre o conhecimento das autoridades centrais com as realidades locais, melhoria de participação dos cidadãos na busca de políticas e soluções dos seus problemas básicos com a liderança, melhoria na arrecadação de recursos financeiros.

Reduzir gradualmente a maior concentração da população nas grandes cidades, evitando, deste modo, assimetrias regionais, o aprofundamento da democracia, conjugado com a concertação social indutor de recursos úteis, incluindo financeiros, para o progresso de todos os Municípios, mesmo os de fraca estrutura produtiva, atualmente, constituem os benefício da implementação das autarquias.

Esta é de facto uma iniciativa de muitas que, a olhar pela produtividade no capítulo dos subsídios a respeito da internacionalização do Aeroporto da Catumbela, não irão esgotar-se nesta conferência. Daí surgirão outras ambições tendo em conta o impacto dos resultados produzidos nesta conferencia sobre a internacionalização do aeroporto da Catumbela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *