“Administração municipal de Benguela procura resolver problemas cometendo erros. Já cometeu erros e vai tentando rectificar erros cometendo outros erros”, disse o advogado das famílias desalojadas, apontando alguns como: as demolições efectuadas, sem qualquer processo administrativo formado, a demolição sem qualquer mandato judicial e o facto de Colocar a população na escola do magistério primário foi o outro erro cometido pela administração, acrescentando que outra falha foi a de pôr a população a força, para coloca-las numa suposta urbanização que não tem condições absolutamente nenhuma.

O advogado das famílias desalojadas do antigo bairro das Salinas José Faria acusou Administração Municipal de Benguela de estar a enganar as famílias do antigo bairro das Salinas, por entidade do estado mentir ter contacto directo com o respectivo advogado, o representante dos desalojados diz que a informação não corresponde a verdade. Para o advogado tal atitude prova de que administração de Adelta Georgina Matias procura a todo custo enganar a população por via de alguma ingenuidade, se não mesmo de alguma falta de esclarecimento.

O caso bicudo das salinas está longe de conhecer um fim devido ao surgimento de novos episódios que confundem a opinião pública, cujo protagonista é a administração municipal de Benguela, autora do desalojamento e demolições das residências dos conhecidos Salineiros, ex moradores do ex bairro das salinas. A caminho de um ano instalados nas instalações da ex escola Magistério primário Lúcio Lara, nas mediações da via Benguela, Baia-Farta, parte dos moradores defendem regressar a suas zonas de origem depositando confianças ao seu representante legal, o Advogado José Faria, que tem vindo a acompanhar o caso desde o acto praticado pela administração publica local.

Sobre o caso, o ex governador de Benguela, Rui Falcão, fracassou nas tentativas de soluções para os cidadãos que passam uns maus bocados, deixando farpas quer para oposição acusada de estar por de trás do grito ensurdecedor para os governantes locais, que para os seus camaradas do MPLA, diante da situação dos antigos moradores das salinas.

O assunto ganha novos contornos, quando o substituto de Rui Falcão, Luiz Nunes, decide reunir com os ex moradores das salinas para pôr fim a situação, porque passam os cidadãos, muitos deles a viverem ao relento. No briefing, não foram claras as palavras do novo inclino da praia Morena, segundo os cidadãos. Porém, a presença de Luiz Nunes, trouxe um ar de alento aos salineiros que contam com dias melhores.

Tão logo foi mantido o encontro entre Luiz Nunes e as famílias desalojadas, o advogado das famílias José Faria, afirma que a Administração Municipal procura salvar erros cometendo erros.

Tão logo foi mantido o encontro entre Luiz Nunes e as famílias desalojadas, o advogado das famílias José Faria, afirma que a Administração Municipal procura salvar erros cometendo erros.

“Administração municipal de Benguela procura resolver problemas cometendo erros. Já cometeu erros e vai tentando ractificar erros cometendo outros erros”, disse, apontando alguns como: as demolições efectuadas, sem qualquer processo administrativo formado, a demolição sem qualquer mandato judicial e o facto de Colocar a população na escola do magistério primário foi o outro erro cometido pela administração, acrescentando que outra falha foi a de pôr a população a força, para coloca-las numa suposta urbanização que não tem condições absolutamente nenhuma.

Um outro crime que o defensor das famílias diz ter cometido a administração municipal de Benguela, é por via de alguns funcionários da mesma administração, de forma arquitetada e maquiavélica, que aquele Advogado diz ser um acto criminoso, é de criar um grupo como se fossem moradores do bairro das Salinas, para fazerem-se passar moradores que receberam terrenos e foram re-assentados numa outra área, quando esse pessoal não corresponde ao grupo dos moradores do bairro das Salinas.

José Faria disse igualmente que com esse procedimento, a administração Municipal de Benguela, só veio ainda mais prejudicar o Estado, justificando que se resolvesse deformas extra judicial, permitindo que os moradores regressassem no bairro das Salinas, é provável que os moradores não poderiam atacar a questão da indeminização resultante pelas demolições, porque chegavam a um acordo, voltando ao respetivo bairro.

O defensor das famílias deixou claro que esses atos praticados pela Administração de Adelta Georgina Matias, não poderão ficar impunes, salvo se as partes chegarem a um acordo, até porque existe um processo-crime, existem duais Providencias Cautelar Não Especificadas que pendem recurso no Tribunal Supremo (TS), existem uma Providência Cautelar de Restruturação Abusiva de Posse, porque usaram a polícia deforma indevida sem qualquer uma decisão para removerem forçosamente a população daquele espaço.

Finalmente aquele advogado parabeniza o novo governador provincial de Benguela, Luís Nunes, por ter ido ao local constatar in loco as condições que vivem aquelas famílias na escola do magistério primário. O advogado, aconselha o Governador ouvir os dois lados, que não basta ouvir apenas um lado, porque o que lhe parece, é que, Luís Nunes, sou ouviu o lado da administração.

Dada a situação, aquele advogado vai nos próximos dias marcar uma audiência com o governador provincial de Benguela, Luís Nunes, para lhe dar mais detalhes e situar por dentro sobre a problemática do bairro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *