Fonte: JA

Arrancou nesta segunda-feira (26), na Chibia, província da Huíla, a Expo-Rochas 2021, em alusão ao Dia do Mineiro, a celebrar-se está terça-feira.

 

As empresas que integram Associação dos Produtores, Transformadores, Comercializadores e Exportadores de Pedras do Sul de Angola (APEPA), produziram mais de 500 mil toneladas de pedras de rochas ornamentais.

De acordo com o presidente da Associação, Marcelo Sico, 350 mil toneladas de pedras foram produzidas na Huíla e 150 mil na província do Namibe. Acrescentou que a associação exportou mais de 400 mil toneladas em 2020.

“Acreditamos que 2021 será melhor para todos nós”, disse, confiante, na abertura da exposição, feita, simultaneamente, pelo governador provincial da Huíla, Nuno Mahapi Dala e o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo.

Na presença dos embaixadores da Espanha, Alemanha e Portugal, Marcelo Sico reconheceu que o ano de 2020 foi difícil para todos, mas “conseguiu-se produzir quantidades elevadas, sem contar com as empresas que exportaram através do Lobito (Benguela), que estão baseadas nas províncias do Cuanza-Sul e Huambo”.

O director do gabinete provincial de Desenvolvimento Económico Integrado, Manuel Machado Quilende, disse que a exposição revela o potencial no subsector de rochas ornamentais, principalmente o potencial do minério a bruto, mas também aquilo que é possível transformar-se e exportar como produto acabado.

Manuel Machado Quilende esclareceu que, das 16 empresas existentes, nove participam da exposição. São empresas que actuam nos municípios da Chibia, Gambos, Quipungo (Huíla) e nas províncias do Cunene e Namibe.

Actividades do Dia do Mineiro

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo, preside, nesta terça-feira (27), na cidade do Lubango, o acto comemorativo ao Dia do Minério, com o lema “O papel do trabalhador mineiro no desenvolvimento sustentável do país”.

O programa de actividades, a que o Jornal de Angola teve acesso, reserva a inauguração do laboratório geocientífico do Lubango e o centro de valorização de rochas ornamentais.

O lançamento das brigadas de campo do Instituto Geológico de Angola, assinatura do Memorando de Entendimento entre o Instituto de Geologia e a Universidade Mandume Ya Ndemufayo  e a apresentação do Livro “Geologia aplicada, problemas; discussões e soluções”, de Américo da Mata Victorino, preenchem as actividades do dia dedicado ao Mineiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *