Fonte: JÁ

Na generalidade, os estabelecimentos comerciais retalhistas, grossistas e mercado informal voltaram a ajustar os preços em alta, mesmo não ocorrendo nenhuma falta de produtos ou diminuição da oferta.

Os preços retalhistas, em média, cresceram cerca de 1,95 por cento em comparação ao mês anterior. Os produtos que registaram as maiores variações de preços no mês de Agosto foram, nomeadamente, Leite em pó com 2,78 por cento,  carne seca com 2,42 por cento e arroz com 1,94.

O preço da fuba de bombó manteve-se inalterado, enquanto que a massa alimentar e o sabão viram os preços recuar em 1,39 e 0,46 por cento, respectivamente. As maiores variações de preços no mês de Agosto foram registadas nos estabelecimentos da Maxi com 3,71 por cento, Africana Descount com 3,65 e Alimenta Angola com 2,58 por cento.

Quanto aos mercados informais, as maiores variações de preços foram registadas nos mercados do Asa Branca com 16,93 por cento, Prenda com 8,61 e Congolenses com 7,37 por cento.  Os estabelecimentos grossistas foram os que mais pressionaram os preços em alta. Em termos médios, comparativamente ao mês anterior, fizeram subir os preços dos produtos em cerca de 5,69 por cento. A maior variação ocorreu no grossista Lufu com 9,05 por cento, seguindo-se  Sanzi com 8,50 e Mohamed com 7,11, respectivamente. Alimenta

Angola com 3,29 e Noble Group com 5,36 por cento. A menor variação ocorreu no grossista Angoalissar com 0,20 por cento. Os aumentos expressivos recomendam um acompanhamento atento dos órgãos de fiscalização para que actos especulativos não se tornem a norma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *