sistema da saúde, tal como, nos sistemas comunitários, para o alcance de metas significativas, nomeadamente, manter a prevalência de VIH – SIDA.
Outro desafio, do programa, prende-se com a diminuição da percentagem de novas infeções em crianças de mães seropositivas, para 4 por cento, até 2023, e reduzir o número de novas infeções, entre as populações chaves e vulneráveis, assim como, aumentar a cobertura do tratamento antirretroviral. De forma específica, quanto à Tuberculose, o investimento visa diminuir a taxa de incidência da doença, para baixo de 300, por 100 mil habitantes, e a taxa de mortalidade para baixo de 50, por 100 mil habitantes, até ao ano de 2023.
Visa também, aumentar o número de casos notificados, fundamentalmente, os casos multirresistentes a medicamentos, e acima de tudo, melhorar a taxa de sucesso do tratamento para todas as formas de casos sensíveis à tuberculose. Quanto à Malária, espera-se que, venha diminuir o número de falecidos por esta doença, de 19, por 100 habitantes, e a taxa de positividade para 35 por cento, até 2023. Para o efeito, será reforçado o uso de mosquiteiros, a população de Benguela e Cuanza sul, assim como, permitir com que 100% dos casos suspeitos de malária, sejam testados e tratados, em conformidade com o protocolo nacional, a nível das unidades de saúde e comunidades.
Perante este quadro, a presidente do Mecanismo de Coordenação Nacional (MCN) das subvenções do Fundo Global, Ana Ruth Luís, considerou a malária, a tuberculose e o HIV, como doenças que, do ponto de vista percentual, figuram da lista, como sendo principais causas da morbilidade e mortalidade humana no país, e acima de tudo, estão na origem do absentismo laboral, causando a inoperância de vários sectores chaves, que servem para o crescimento do país. A responsável, mostrou-se preocupada, na medida em que, só a província de Benguela, atingiu no ano de 2019, mais de 25 mil casos de malária em cada 100 mil habitantes, situação que carece de um elevado esforços de todas as franjas da sociedade, no sentido de combater esse mal, no seio das populações.