Categories: BenguelaEconomia

Lubango E Humpata Ganham Serviços De Transportes Públicos

Fonte: Sul noticias

Lubango, – A empresa Rosalina Express vocacionada a transportes públicos lançou este fim-de-semana, três serviços de mobilidade inter-urbana urbana que vão operar nos municípios do Lubango e Humpata com a entrada em funcionamento de 23 viaturas ligeiras e pesados.

Trata-se dos serviços expresso Lubango-Humpata, voltas (transporte público inter-urbano e chela shuttle que tem a ver com rádio táxi, criados para atender estudantes, funcionários públicos e usuários.

O primeiro é um serviço complementar de transporte coletivo intermunicipal normal, com diferença de não ter paragens intermédias, visando encurtar o tempo de viagem entre o município do Lubango e Humpata.

O segundo é um serviço de transporte público coletivo intra-Urbano que circula apenas dentro da cidade do Lubango.
Se trata de um reforço a frota de autocarros que já operam dentro do município do Lubango no âmbito dos concursos públicos para concessionários de serviços de transportes públicos. Ou seja com a introdução dos autocarros neste segmento ouve um aumento de mais sete meios, acrescentando desde modo das frequências.

Já o terceiro é uma inovação no segmento do serviço de transporte personalizado, isto é, de rádio táxi, que funciona apenas no centro e zona periférica asfaltada, pode ser usufruído através de telefone por via de um Call center dedicado ou através do aplicativo Rosalina Shuttle, disponível da playstore da Google, basta apenas um registo.
Inicialmente e vai funcionar das 6h as 23h, caso haja viabilidade funcionará 24h.
É o serviço mais econômico no país neste segmento, tendo como valor mínimo 700 kzs.

A tarifa do Expresso é de 200kz por viajem e a do Voltas 100kz.

O total de veículos nesta fase é de 23 veículos, entre turismos, mini-autocarros e autocarro com capacidade de quatro, oito e 62 lugares respectivamente, poderá aumentar em função da procura.

Como resultado da entrada em funcionamento dos três novos serviços públicos, segundo deu a conhecer a Revista ……. nesta cidade, o administrador da respectiva empresa, Edgar Oseas, gerou 48 postos de trabalho directo entre gerência, coordenação de frota, operadores de Call Center, recepcionistas, motoristas, cobradores, fiscais e técnicos de viaturas, cujas idades vão dos 24 e 35 anos.

Sublinhou que, o valor total do investimento da primeira de três fases é de 520.000.000.00kzs
Avaliado em aproximadamente 2.7bilhões de kwanzas.

Considerou que o transporte estará disponível a tempo real e oportuno dos passageiros interessados a optarem por estes três serviços.

A empresa Rosalina Express com sede no Lobito, existe há 19 anos e está virada somente em projectos de transportes coletivos e opera, além de Benguela, em Luanda e agora na Huíla e prevê estender nas restantes províncias do país, com o mesmo objectivo caso melhorar a sua condição financeira, agravada com a covid-19.

Por sua vez, a directora do gabinete provincial dos transportes, tráfego e mobilidade urbana, Gracinda Gonçalves, manifestou-se contente porquanto estes meios vão reduzir a carência destes serviços na região.


Segundo ela, a cidade do Lubango cresceu nos últimos tempos do ponto de vista populacional, pelo que não tem sido fácil dar resposta a demanda.

Lembrou para a cobertura total são necessários, pelo menos, 75 novos autocarros dos mais de 50 que circulam no Lubango, número que considerou irrisório numa cidade com mais de 900 habitantes.

Dados estatísticos do provincial dos transportes, tráfego e mobilidade urbana conta mais de cinco operadoras de transporte urbanos, entre os quais, Orcalves,Trans-dede e Jobita Lda.

Sul Notícias

Recent Posts

Coordenador da Região Judiciária Sul apresentado em Menongue

O novo acompanhante e coordenador da Região Judiciária Sul, da Procuradoria-Geral da República (PGR), Wanderley…

5 meses ago

Siderurgia: Estado angolano encaixa USD 9 milhões na Siderurgia do Cuchi

O segundo carregamento de ferro gusa verde, de 24 mil toneladas, provenientes da Siderurgia do…

5 meses ago

Governo e parceiros internacionais aceleram acções do Corredor do Lobito

Angola lidera esforços para transformar o corredor do Lobito numa artéria vital para o comércio…

5 meses ago

III edição da Festa das Artes com as Escolas junta várias culturas

A III edição do Fest Cukx "Cilika Ukongwe Ku Xikola" (Festa das Artes com as…

7 meses ago

Ministério da Educação prevê implementar francês e inglês para 5ª e 6ª classes

O Ministério da Educação prevê implementar, para o próximo ano lectivo, as disciplinas de francês…

7 meses ago

Catumbela reforça luta contra ocupação ilegal de terrenos

A Administração Municipal da Catumbela anunciou, domingo, que vai tomar medidas contra a actual ocupação…

7 meses ago