Categories: BenguelaPolítica

ACTIVISTAS LANÇAM CRÍTICAS AOS LÍDERES DA FPU NAS PROVÍNCIAS

Questionando da “letargia” da expansão da Frente Patriótica Unida (FPU), a nível nacional, os activistas cívicos lançaram nesta terça-feira 24 de Maio, criticas aos líderes da FPU nas províncias, um momento que faltam pouco menos de 100 dias para as eleições gerais de Agosto.

A Sul Notícias fez uma ronda nas províncias de Luanda, Benguela, Namibe e Huila, ouvindo as suas opiniões no que tange a letargia dos líderes dos partidos políticos que compõem a Frente Patriótica Unida (FPU) nas províncias.

Em Benguela, ouvimos a Actvista Florence Afonso, que considera a Frente Patriótica Unida estar centralizada a penas em Luanda e que nas províncias os partidos políticos que constituem a FPU andam a deriva cada um para si e Deus para todos.

Actvista Florence Afonso de Benguela

Segundo a activista, essa letargia das províncias, vai desconceituar os cidadãos tendo em conta a importância que ela tem, e que as pessoas nas províncias estão todas ansiosas em saber da FPU porque inspira confiança para mudar o regime.

“Se a Frente Patriótica Unida ganha as eleições, o poder ficará mais descentralizado. Isso é bom para nós”, disse.

A activista teceu duras criticas ao projecto político Prá-já Servir Angola, que segundo diz, não ser conhecidos a nível da província de Benguela porque não se saba se na realidade existe ou não o projecto político de Abel Chivukuvuku. Para ela, na cidade das acácias rubras, fala-se mais da UNITA e o Bloco Democrático.

Uma outra cidadã Florence Kapita também de Benguela disse mesmo que o politico Abel Chivukuvuku, era mais conhecido quando estava na CASA-CE e agora que saio, os seus seguidores estão dispersos e não sabem o certo onde irem. Para ela, se na verdade existe alguns representantes do Pra-já Servir Angola em Benguela, seria melhor juntarem-se ao partido UNITA já que todos fazem parte da FPU.

Na província da Huíla, falamos com o activista social André Quintas Longuenda um dos responsáveis da Tribo Social e Pensar Diferente que disse que essa letargia da FPU em fazer campanha nas províncias vai causar muitos transtornos na mobilização visto que muitos não conhecem a FPU, principalmente nos municípios, nas comunas e nas aldeias.

Activista social André Quintas Longuenda um dos responsáveis da Tribo Social e Pensar Diferente da Província da Huíla

Segundo o activista social, é urgente que se deia o início da campanha da Frente Patriótica Unida nas províncias.

André Quintas Longuenda é de opinião de que a FPU na Huíla, seja liderada pela sociedade civil.

“Isso é para congregar mais gente na FPU, tendo em conta o passado da UNITA. Nós vamos conseguir mobilizar até os do MPLA, se a sociedade civil liderar a FPU”, rebatou.

Já o  ativista cívico e coordenador da Placa do Cazenga, Kambolo Tiaka Tiaka, da província de Luanda, é de opinião diferente, tendo salientando que os coordenadores da FPU, dia pois dias estão trançando estratégias de inclusão das províncias, sendo que os partidos políticos integrantes na Frente Patriótica Unida, representam o país e não Luanda e nem Benguela.


Ativista cívico e coordenador da Placa do Cazenga, Kambolo Tiaka Tiaka, da província de Luanda

Disse ainda que é preciso que as estruturas da FPU se desfaçam da capital do país para as províncias, municípios e até nas comunas, tendo em conta que há muitas pessoas que não conhecem.

“A FPU está para congregar ideias e para fazer alternância do poder que tanto se almeja”, acredita.

Indagado se com essa letargia não vai criar transtornos em levar a mensagem da FPU nos municípios, comunas e nas aldeias um momento que estamos pouco menos de 100 dias para as eleições, o activista cívico disse não estar na FPU, mas acredita que as lideranças estão a traçar estratégias para o efeito.

Kambolo Tiaka Tiaka alinha do mesmo pensamento de ser urgente que a FPU se desdobre em todo território nacional, para que se comece já a promover as reias intenções da FPU.

“A FPU não é um partido político, a FPU uni vontades de todos os angolanos que queram alternância no país. Preciso que aluta seja sistematizada nas províncias, municípios e até nas comunas. Essa vontade seja retransmitida e outras pessoas vão aderindo essa vontade de mudança”, concluiu.

Da província do Namibe, falamos com o activista cívico César Carlos Cawhel Correia, que partilha da mesma opinião da letargia da FPU nas províncias. O defensor das liberdades de consciências, fez saber que o partido no poder já está a fazer a sua mobilização em todo território da província, por estarem em constantes actividades e isso dá muitos pontos para o partido dos camaradas.


Activista cívico César Carlos Cawhel Correia da Província do Namibe

“Eu já falei com o pessoal da UNITA. Eles dizem que é falta de financiamento. Por conta disso, é que fazem com que eles fiquem parados”, disse, mostrando-se sético, que ao seu ver, a mobilização pode ser feito porta-a-porta, sem precisar de recursos financeiros basta ter vontade e uma boa organização.

“Eles podem muito bem caminhar nas ruas, fazendo mobilização. Eu vejo um desleixo por parte deles”, criticou. 

Augusto Manuel Chihombo

Recent Posts

Toyota vai participar na Refinaria do Lobito e nas pescarias da Baía Farta

O Grupo Toyota pode associar-se à Refinaria do Lobito e a pescarias Baía Farta, admitiu…

1 ano ago

Preços sobem 0,09 por cento no sector alimentar

A variação de preços dos produtos da cesta básica da primeira para a segunda semana…

1 ano ago

OGE 2023 aprovado na generalidade

O Orçamento Geral do Estado (OGE) 2023 foi aprovado, esta segunda-feira, na generalidade com com…

1 ano ago

ACTIVISTA É ACUSADO DE INJURIA CONTRA A IMAGEM DO PRESIDENTE DE ANGOLA

Uma pipa de documentos confidenciais em posse do Club-K, dá conta que em finais de…

1 ano ago

SOCIEDADE Saúde alerta para o aumento de casos de malnutrição

As autoridades sanitárias do Cuando Cubango lançaram, ontem, um alerta urgente à sociedade local, em…

1 ano ago

Uso de sementes com ciclo de 120 dias pode alavancar Planagrão

O empresário Carlos Leiria disse que existe, no mercado internacional, sementes híbridas de alto rendimento…

1 ano ago