Categories: EconomiaLuanda

NOVO AEROPORTO DE LUANDA VAI DESIGNAR-SE DR. ANTÓNIO AGOSTINHO NETO E O DA CATUMBELA, PAULO TEIXEIRA JORGE

O Conselho de Ministros (CM) aprovou o topónimo Aeroporto Internacional, Dr. António Agostinho Neto para designação oficial do novo aeroporto em construção na capital do país e o topónimo Aeroporto Internacional Paulo Teixeira Jorge para o Aeroporto da Catumbela, em homenagem ao nacionalista e diplomata angolano, também já falecido.

 A informação consta de um comunicado de imprensa da 5ª sessão ordinária, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.

A nota indica que a atribuição do topónimo Dr. António Agostinho Neto ao novo aeroporto internacional, em obras na comuna de Bom Jesus, no município do Icolo e Bengo, província de Luanda, constitui uma homenagem e um tributo do povo angolano ao nacionalista, primeiro Presidente de Angola e herói nacional.

O documento refere que o Conselho de Ministros aprovou igualmente o topónimo Aeroporto Internacional Paulo Teixeira Jorge para o Aeroporto da Catumbela, em homenagem ao nacionalista e diplomata angolano, também já falecido.

A sessão procedeu a alterações pontuais no estatuto orgânico do Ministério das Relações Exteriores, com vista a incluir os órgãos superintendidos, nomeadamente a Academia Diplomática Venâncio de Moura, o Instituto das comunidades angolanas no Exterior e Serviços Consulares e o Comité Nacional para as Comunidades Económicas Regionais.

O Conselho de Ministros criou o Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares, encarregue de assegurar a coordenação e execução da actividade consular e assistência às comunidades angolanas na diáspora.

Ainda no domínio da política externa, a reunião aprovou acordos com a República da Sérvia sobre isenção de vistos em passaportes de serviço, consultas políticas e de entendimento entre as Academias Diplomáticas dos dois países.

Deu o beneplácito aos acordos com a República Árabe do Egipto de inserção recíproca de vistos em passaportes diplomáticos, de serviço ou especiais, para a criação da comissão bilateral de cooperação de consultas políticas e entre as respectivas academias diplomáticas.

Foi ainda reconhecida personalidade jurídica à Fundação Cuerama, que tem por finalidade promover o desenvolvimento e apoio às iniciativas de natureza cultural nos domínios da educação, saúde, ambiente e desportivo.

Fonte: Jornal24horas

Sul Notícias

Recent Posts

Angola e Coreia assinam memorandos no domínio do Comércio e Saúde

Angola e a República da Coreia assinaram, esta terça-feira, quatro instrumentos jurídicos nas áreas do…

4 dias ago

Portugal deve pedir “desculpas formais” e apoiar ex-colónias

Luanda - O analista angolano Fernando Pacheco defendeu hoje que as antigas potências colonizadoras devem “pedir…

4 dias ago

AGT lança nova estratégia para aumentar a literacia fiscal

O alargamento da literacia fiscal e o aumento da base tributária no país são uma…

4 dias ago

Toyota vai participar na Refinaria do Lobito e nas pescarias da Baía Farta

O Grupo Toyota pode associar-se à Refinaria do Lobito e a pescarias Baía Farta, admitiu…

1 ano ago

Preços sobem 0,09 por cento no sector alimentar

A variação de preços dos produtos da cesta básica da primeira para a segunda semana…

1 ano ago

OGE 2023 aprovado na generalidade

O Orçamento Geral do Estado (OGE) 2023 foi aprovado, esta segunda-feira, na generalidade com com…

1 ano ago