IGREJA CATÓLICA ORA PELA ESTABILIDADE DAS ELEIÇÕES GERAIS

A Igreja Católica vai realizar uma “novena” de nove dias de oração para a paz e estabilidade das eleições gerais de 24 de Agosto próximo, anunciou ontem a Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).

“Na parte da tarde (de quinta-feira) estivemos a tratar da novena para as próximas eleições e também do papel da Igreja nas próximas eleições gerais em Angola”, afirmou o porta-voz da CEAST, Belmiro Chissengueti, no balanço do primeiro dia da segunda Assembleia Plenária dos bispos, citado pela Lusa.

Segundo o prelado católico, nos anos anteriores foram realizadas orações pelas eleições a nível das paróquias. “E desta vez decidimos introduzir este elemento de oração (novena)”.

“É nossa missão, afinal somos crentes e aquilo que nos identifica é justamente a oração, para que o Senhor guie os nossos passos no caminho da paz, afinal é uma feliz nação cujo Deus é o Senhor”, justificou o porta-voz e também bispo de Cabinda.

A segunda Assembleia Plenária da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé cumpriu, ontem, o segundo dia de trabalho e decorrerá até 21 deste mês.

Na abertura do conclave, os bispos católicos pediram aos políticos a fazerem discursos que elevem o patriotismo e a cidadania, reiterando a necessidade da “tolerância” e de “evitarem discursos insultuosos e incendiários, que tendem à banalização”, em ambiente eleitoral.

Segundo o presidente da CEAST, José Manuel Imbamba, é preciso primar, principalmente os políticos, por discursos que despertem a nobreza do patriotismo, da cidadania, da harmonia e amizade social que garantam no povo acreditar num futuro melhor.

O arcebispo recordou ainda que Angola vai às eleições a 24 de Agosto, considerando que o país será chamado mais uma vez a viver um dos mais significativos acontecimentos da sua história, desejando que o processo decorra com grande alegria e exemplar convívio social. Fonte: JÁ

Sul Notícias

Recent Posts

Angola e Coreia assinam memorandos no domínio do Comércio e Saúde

Angola e a República da Coreia assinaram, esta terça-feira, quatro instrumentos jurídicos nas áreas do…

6 dias ago

Portugal deve pedir “desculpas formais” e apoiar ex-colónias

Luanda - O analista angolano Fernando Pacheco defendeu hoje que as antigas potências colonizadoras devem “pedir…

6 dias ago

AGT lança nova estratégia para aumentar a literacia fiscal

O alargamento da literacia fiscal e o aumento da base tributária no país são uma…

6 dias ago

Toyota vai participar na Refinaria do Lobito e nas pescarias da Baía Farta

O Grupo Toyota pode associar-se à Refinaria do Lobito e a pescarias Baía Farta, admitiu…

1 ano ago

Preços sobem 0,09 por cento no sector alimentar

A variação de preços dos produtos da cesta básica da primeira para a segunda semana…

1 ano ago

OGE 2023 aprovado na generalidade

O Orçamento Geral do Estado (OGE) 2023 foi aprovado, esta segunda-feira, na generalidade com com…

1 ano ago