A Agência do Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), participa, em representação de Angola, da Cimeira de Comércio e Investimento da Commonwealth (sigla CTIS, em inglês), de 5 a 6 de Dezembro, em Londres, onde estarão representantes dos 56 países membros da Commonwealth.
Pela primeira vez, a AIPEX participará na qualidade de membro Estratégico do Conselho Empresarial e de Investimento da Commonwealth (CWEIC), bem como de uma mesa redonda com o tema “O Futuro do Espaço de Trabalho Global” a margem do evento.
A delegação angolana será liderada pelo Presidente do Conselho de Administração da AIPEX, Antonio Henriques da Silva, e membro do Conselho Consultivo Global do CWEIC, que se fará acompanhar de líderes empresarias do sector financeiro e industrial, nomeadamente o Banco de Fomento Angola (BFA), o Banco Angolano de Investimentos (BAI), a Refriango e a Carrinho Lda.
A participação de Angola no evento da comunidade anglofona surge na sequência do convite efeituado, em Junho deste ano, pelo presidente do Conselho Empresarial e de Investimentos da Commonwealth (CWEIC), Lord Marland de Odstock, no Forum Empresarial da Commonwealth realizado em Kigali, capital do Ruanda.
O referido forum de Kigali registou a participação do Príncipe de Gales, Chefes de Governo, Ministros e mais de 1.700 líderes empresariais de toda a Commonwealth.
tendo Lord Marland de Odstock, presidente do Conselho Empresarial e de Investimentos da Commonwealth (CWEIC), convidado a AIPEX para participar como Parceiro Estratégico no Conselho Empresarial e de Investimentos da Commonwealth (CWEIC) e o seu presidente, Engº António Henriques da Silva, a integrar o Conselho Consultivo Global do CWEIC.
Segundo uma nota de imprensa da AIPEX, enviada ao Correio da Kianda, o convite para participar da cimeira que inicia nesta segunda-feira, “foi prontamente aceite pelas autoridades angolanas, estando agora a AIPEX e o seu PCA envolvidos na melhor participação de Angola neste órgão de extrema importância para a atracção e captação de investimento directo estrangeiro para o nosso país”.
Refere ainda que a AIPEX junta-se à outros Parceiros Estratégicos globais do CWEIC, que incluem multinacionais como Afreximbank, Standard Chartered e Dangote Group; governos regionais, como a Cidade de Londres, o governo de Queensland e o governo de Jersey; países como Bangladesh, Malta e Reino Unido.
O CWEIC é uma organização sem fins lucrativos ou comerciais, em que os membros são admitidos apenas por convite. É a única instituição com mandato de 56 Chefes de Governo da Commonwealth para promover o comércio e o investimento entre os países membros da Commonwealth. O CWEIC estabeleceu uma presença internacional na Austrália, Caribe, Gana, Gibraltar, Índia, Malásia, Malta, Nigéria, Singapura, Sri Lanka e Emirados Árabes Unidos, e tem Directores Nacionais dedicados em cada um desses mercados.
A AIPEX tem como missão, a promoção e atração de investimento privado de origem nacional e estrangeiro com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento socioeconómico do país, bem como promover o aumento e diversificação das exportações de produtos e serviços do país.
O novo acompanhante e coordenador da Região Judiciária Sul, da Procuradoria-Geral da República (PGR), Wanderley…
O segundo carregamento de ferro gusa verde, de 24 mil toneladas, provenientes da Siderurgia do…
Angola lidera esforços para transformar o corredor do Lobito numa artéria vital para o comércio…
A III edição do Fest Cukx "Cilika Ukongwe Ku Xikola" (Festa das Artes com as…
O Ministério da Educação prevê implementar, para o próximo ano lectivo, as disciplinas de francês…
A Administração Municipal da Catumbela anunciou, domingo, que vai tomar medidas contra a actual ocupação…