Por sua vez o responsável do projeto político PRA-JÁ SERVIR ANGOLA Hélder Correia, recorreu a etimologia colonial que dizia, “Benguela cidade vasta, arborizada e limpa”. Entretanto para o político, Benguela hoje está totalmente gasta, suja e que em todos os cantos da cidade só se vê miséria e o sofrimento dos cidadãos está patente, e espera que o governador provincial de Benguela Luís Nunes, preste um pouco mais atenção aos benguelenses.
“Benguela está ser alvo do êxito rural que vem já a 3 anos, besta olhar na rua, o novel de imensidade é assustadora”, frisou.
Hélder, aproveitou a ocasião para apelar ao governador, de formas a resolver a situação do povo das Salinas, que cerca de um ano foram desalojados e continuam a viver numa situação que envergonha todos os cidadãos. Foram desalojados do seu bairro em plena pandemia, em contentores, segundo o político, faz-lhe lembrar a deportação dos judeus na Alemanha.
E o secretário provincial da UNITA em Benguela, Adriano Sapiñala, disse que aquilo que se pode constatar a olhos nuns, Benguela está a precisar de investimentos e que a esperança dos benguelenses reduz-se cada dia que nasce. Esse, é o grande problema que se têm.
“Você vai para aos bairros, se falares com os cidadãos, todos estão sem intender qual é o horizonte que teremos para afrente”, realçou. Para Adriano Sapiñala, falar de Benguela é preciso falar nos investimentos do homem, se o tecido humano estiver deteriorar, claramente que teremos muitos problemas, basta olhar nas principais ruas, há cidadãos a pedirem esmolas.
E por sua vez o vice presidente do Bloco Democrático, Luís do Nascimento, considera Benguela como uma autenticamente desolação nos dias de hoje. Para o político, a cidade está completamente destruída e as estradas é um desastre.
De acordo com Luís do Nascimento, pensou que deveria encontrar uma Califórnia que tinha-se propalado durante a campanha eleitoral. “Pode se dizer que o responsável da situação é a chuva, e o lixo que acompanha, tem transformado numa autêntica tragedia”, realçou, asseverando que é neste sentido que tinha intenção de visitar a pediatria do Hospital Geral de Benguela, mas que infelizmente não chegaram de efetuar porque foram barrados, disse.
E o secretário-geral do BD João Baruba, entende que Benguela precisa de ser melhorada, apontando como pior desastre as vias de comunicação, sendo que Benguela merece acabar com a pobreza, “continuamos assistir muitos cidadãos nas ruas pedintes, as famílias estão desestruturadas em termos sociais e ainda não têm pelo menos um “lohengo” para saciar a fome”, disse.