Fonte: Sul Notícias

Benguela  é uma cidade e município, capital da província de Benguela, no oeste de Angola, composto somente da comuna sede, que está organizada em seis zonas.

Segundo as projeções populacionais de 2018, elaboradas pelo Instituto Nacional de Estatística, conta com uma população de 623.777 habitantes e área territorial de 2.100 km², sendo o município mais populoso da província e o décimo mais populoso da nação.

A cidade completou 404 anos desde que ascendeu a categoria de cidade.

Benguela quatro décadas depois, para muitos está a regredir. Para o secretário provincial do comité de especialidade dos empresários do MPLA em Benguela, Eurico Bongue, disse que não é só a responsabilidade do MPLA, a imagem da cidade de Benguela, mas é um dever de todos os cidadãos, independentemente das cores partidárias.

Por sua vez o responsável do projeto político PRA-JÁ SERVIR ANGOLA Hélder Correia, recorreu a etimologia colonial que dizia, “Benguela cidade vasta, arborizada e limpa”. Entretanto para o político, Benguela hoje está totalmente gasta, suja e que em todos os cantos da cidade só se vê miséria e o sofrimento dos cidadãos está patente, e espera que o governador provincial de Benguela Luís Nunes, preste um pouco mais atenção aos benguelenses.

“Benguela está ser alvo do êxito rural que vem já a 3 anos, besta olhar na rua, o novel de imensidade é assustadora”, frisou.

Hélder, aproveitou a ocasião para apelar ao governador, de formas a resolver a situação do povo das Salinas, que cerca de um ano foram desalojados e continuam a viver numa situação que envergonha todos os cidadãos. Foram desalojados do seu bairro em plena pandemia, em contentores, segundo o político, faz-lhe lembrar a deportação dos judeus na Alemanha.

E o secretário provincial da UNITA em Benguela, Adriano Sapiñala, disse que aquilo que se pode constatar a olhos nuns, Benguela está a precisar de investimentos e que a esperança dos benguelenses reduz-se cada dia que nasce. Esse, é o grande problema que se têm.

“Você vai para aos bairros, se falares com os cidadãos, todos estão sem intender qual é o horizonte que teremos para afrente”, realçou. Para Adriano Sapiñala, falar de Benguela é preciso falar nos investimentos do homem, se o tecido humano estiver deteriorar, claramente que teremos muitos problemas, basta olhar nas principais ruas, há cidadãos a pedirem esmolas.

E por sua vez o vice presidente do Bloco Democrático, Luís do Nascimento, considera Benguela como uma autenticamente desolação nos dias de hoje. Para o político, a cidade está completamente destruída e as estradas é um desastre.

De acordo com Luís do Nascimento, pensou que deveria encontrar uma Califórnia que tinha-se propalado durante a campanha eleitoral. “Pode se dizer que o responsável da situação é a chuva, e o lixo que acompanha, tem transformado numa autêntica tragedia”, realçou, asseverando que é neste sentido que tinha intenção de visitar a pediatria do Hospital Geral de Benguela, mas que infelizmente não chegaram de efetuar porque foram barrados, disse.

E o secretário-geral do BD João Baruba, entende que Benguela precisa de ser melhorada, apontando como pior desastre as vias de comunicação, sendo que Benguela merece acabar com a pobreza, “continuamos assistir muitos cidadãos nas ruas pedintes, as famílias estão desestruturadas em termos sociais e ainda não têm pelo menos um “lohengo” para saciar a fome”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *