Pelo menos, 80 operadores de transporte de mercadorias da província do Cuando Cubango, beneficiaram, ontem, de camiões, carrinhas e motorizadas de três rodas, vulgo kaleluias, para o escoamento dos produtos agrícolas do campo para as cidades.
O acto formal de entrega das viaturas, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR), coube ao secretário de Estado do Comércio, Amadeu Leitão Nunes, e testemunhado pelo governador provincial do Cuando Cubango, José Martins.
Na ocasião, dos 80 beneficiários, 20 receberam igual número de camiões e carrinhas e os outros 60 operadores de transporte de mercadorias beneficiaram de uma motorizada de três rodas cada.
Para o secretário de Estado do Comércio, Amadeu Leitão Nunes, os Operadores de Transporte de Mercadorias (OTM) vão movimentar mais de um milhão e setecentas toneladas/ano de produtos diversos do campo para os centros de comercialização, bem como garantir mais de dois mil postos de trabalho directo para os jovens e facilitar a oferta de produtos agro-pecuários para todos.
Amadeu Leitão Nunes afirmou que o incremento da capacidade produtiva nacional implica a aplicação eficaz e mais intensiva de capital nos sectores essenciais dos transportes e logísticas, tanto de distribuição como armazenamento, sendo estes, actualmente um dos maiores desafios enfrentados pelos produtores nacionais e pelas indústrias que devem ser fornecidas para o bem da produção local.
“Estamos confiantes que estas medidas do Executivo vão contribuir de forma inequívoca no efeito multiplicador da criação de empregos aos jovens e mulheres, bem como facilitar a oferta de produtos agro-pecuários à mesa, aumentar as opções e oportunidades para a indústria nacional e seguramente substituir as importações e diversificar as exportações”, disse.
Amadeu Leitão Nunes anunciou para breve a implementação de armazéns rurais integrados que contarão com uma componente micro, dedicada à conservação e processamento de diversos produtos do campo, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR).
Salientou que para o êxito deste programa será privilegiado a entrega de mil motorizadas de três rodas para o transporte de carga em diversas zonas de difícil acesso, o que vai abranger todas as províncias do país.
Na ocasião, o secretário de Estado do Comércio apelou aos operadores de transporte que estão a proceder a compra das viaturas e as motorizadas de três rodas subvencionadas pelo Estado angolano na ordem dos 75 por cento, que as mesmas servem exclusivamente para o escoamento dos produtos do campo para os centros de comercialização, visando o aumento da renda das famílias rurais.
Bons resultados
Por sua vez, o governador do Cuando Cubango, José Martins, disse que a implementação do Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR) é uma mais-valia para a província, uma vez que vai dinamizar a actividade de produção local, pois que, nos últimos anos, tem havido bons resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos camponeses em toda a extensão territorial. Porém, encontram inúmeros obstáculos para o escoamento dos produtos para os centros de comercialização.
José Martins disse que para o combate à fome e à pobreza, o PIDCR é uma das ferramentas ideais, tendo em conta que todos os agricultores, com realce para os rurais, poderão sentir os benefícios das respectivas produções, porque doravante poderão comercializar os produtos em vários pontos do Cuando Cubango e quiçá em outras províncias do país.
O governante assegurou que o Estado angolano está aberto para o garante do suporte para os empreendedores nos mais variados sectores, para que possam dinamizar as actividades, bem como conservarem os bens ora entregues para que tirem bom proveito e abram caminho para os próximos cooperativistas.