Hiperconectados é como vivemos actualmente, consequência de uma evolução tecnológica a uma velocidade sem precedentes. Enquanto consumidores estamos permanentemente envolvidos com as marcas através dos mais diversos dispositivos, e enquanto empresas estamos numa constante procura de novos meios para chegar até ao nosso público.

Phillip Kotler referiu que “As empresas sujeitas a maior risco são aquelas que não conseguem monitorar seus clientes…”, mas este é apenas parte do desafio. Com o desenvolvimento das Redes Socias, a comunicação deixou de ser unilateral, e todos os dias cada vez mais empresas compreendem que as técnicas de Marketing Tradicionais estão a tornar-se menos eficazes e mais dispendiosas.

O consumidor assumiu definitivamente o controlo, deixou de ser o sujeito passivo que observava as acções publicitárias das marcas sem interagir, e passou a ser activo na equação da comunicação. Ele já não recebe passivamente as campanhas, ele comenta, partilha, elogia ou critica, aumenta a visibilidade das marcas de forma positiva, mas também negativa. O consumidor ganhou o poder.

 Mas o que é o Marketing Digital? Na verdade, não é mais, que o conjunto de técnicas e estratégias de comunicação e divulgação no contexto da Internet.

Como sabemos a Internet é um universo com diversos mundos, e por isso mesmo é tão desafiador o plano de comunicação on-line. No entanto muitas empresas já se aperceberam das vantagens da comunicação on-line e como esta deve ser associada á comunicação off-line.

Alguns números:

As empresas tendem a dobrar os orçamentos dos mídias digitais nos próximos 5 anos (Fonte: WebDAM.com)

93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais (Fonte: Ironpaper)

Mais de 4 bilhões de pessoas usam a internet ao redor do mundo (Fonte: Tecmundo)

Mais de 85% da população em Angola está registada no Facebook (Fonte: Internet World Stats)

Estes são alguns dos números que devemos olhar quando pensamos na nossa estratégia de comunicação, sem nunca esquecer que uma marca está para lá da comunicação on-line e off-line, uma marca está no coração e na mente do consumidor.

Como profissionais de Marketing não nos podemos esquecer que as pessoas esperam algo das marcas e por isso mesmo devemos corresponder ao que são as suas expectativas.

Mas outras questões se colocam aos gestores do século XXI no momento de iniciar a caminhada no Mundo Digital, apresentamos algumas dessas questões.

 

 MARKETING DIGITAL VS MARKETING TRADICIONAL.

O Marketing Tradicional tem, e continuará a ter terreno para muitas marcas, porem cabe aos gestores de comunicação trabalhar o casamento com o Marketing Digital, para alcançar resultados positivos.

Uma das grandes vantagens do Marketing On-Line, é a possibilidade de podermos conhecer o nosso público, monitorizando as suas actividades on-line e aprendendo mais sobre eles e o que realmente os motiva, essas informações vão fundamentar decisões estratégicas, prever comportamentos e antecipar necessidades de mudança.

Mas o Marketing Digital, vem apresentar uma vantagem incomparável em relação ao Marketing Tradicional, a possibilidade de uma comunicação directa com o nosso público, a possibilidade de o questionar directamente sobre o que realmente quer e gosta.

A grande vantagem da informação, é a consciência do que estamos a fazer quando decidimos investir, e as redes sociais vieram dar esta informação aos gestores, gerando confiança no momento da decisão.

 

O QUE QUERO FAZER NO DIGITAL?

Porque adoptar uma estratégia de comunicação digital?

Esta deve ser a primeira pergunta, e é por este motivo que no ponto anterior começamos por referir que a que o Marketing Tradicional, continuará sempre a ter terreno para muitas marcas.

Devo definir o que quero comunicar no meio digital, se quero anunciar o que tenho para oferecer ao mercado.

Devo também questionar-me sobre o sentimento que vou provocar no meu público estando apenas preocupado em o bombardear com informações avulsas sobre os meus produtos e a minha marca.

O objectivo passa por conhecer o meu público, para perceber como posso inovar.

Mas assim não estarei a ser robótico na forma como analiso o mercado? Não estarei a olhar para o meu público apenas como números?

Definir o porquê de uma presença digital é um dos muitos pontos, especialmente porque do outro lado do smartphone, do tablet ou do computador, tenho pessoas. Só tendo a resposta ao que são os meus objectivos com as campanhas digitais, terei a linha orientadora de qual será a minha estratégia de comunicação digital.

 

A MINHA EMPRESA ESTÁ PRONTA PARA O DIGITAL?

Depois de perceber o que realmente pretendo obter com o uso das ferramentas digitais, devo olhar para o ambiente interno da minha empresa e perceber se está preparada para esta revolução.

Não gosta de esperar? Os seus clientes também não, então avalie se estará preparado para uma comunicação constante com o público.

Não é por acaso que o Digital é muitas vezes definido pelo termo on-line, porque aumenta a expectativa de resposta na hora, de outra forma eu optaria por pegar no telefone e contactar a linha de apoio ao cliente das 09:00 às 18:00 de segunda a sexta.

O cliente de hoje quer a resposta na hora, e eu tenho o ambiente interno preparado para a resposta imediata?

Antes de entrar no mundo digital as organizações devem avaliar se têm estrutura para o desafio, olhe para a sua equipa e para a sua organização e perceba se está pronto.

A era digital veio redefinir a forma como os negócios são feitos, veio aumentar as preocupações dos gestores e acima de tudo veio criar um sentimento de alerta constante sobre o que devo fazer para conquistar e fidelizar o meu mercado. Fez mais do que isso, aproximou a minha marca do meu público, deu-me o conhecimento sobre quem compra os meus produtos ou serviços, aumentou o grau de compreensão e conhecimento sobre o mercado.

O principal desafio é mudar o nosso mindset sobre como fazemos gestão, sobre como abordamos o mercado e como nos posicionamos no mercado.

A Inovação passa a ser palavra de ordem, criatividade para conteúdos de interesse é o caminho a percorrer. A partir do momento que as organizações entram no Mundo Digital, devem estar conscientes que é uma caminhada é de sete dias por semana e não de segunda a sexta das 08:00 às 17:00. Entrar no Mundo Digital é repensar e redesenhar estratégias, é perceber que a comunicação com o cliente é constante e principalmente bilateral.

Em modo de conclusão, embora a entrada e permanência no Mundo Digital seja um desafio que exige um trabalho diário, os resultados são motivadores.

Como diria Erik Qualman “We don’t have a choice on whether we DO Social Media, the question is how well we DO IT.”

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