Fonte: JA
“Percursos imaginários abrem Horizontes – Angola 45 anos” é o título do novo livro infanto-juvenil, de contos e histórias, da escritora Cremilda de Lima, colocado no mercado este final de semana.
O livro, com 24 páginas e editado pela Editora de Letras, é inspirado nas vivências da própria autora, aquando de visitas feitas a alguns municípios do sul do país.
Ao apresentar o livro, que teve uma tiragem inicial de mil exemplares, a escritora Kanguimbu Ananás ressaltou a riqueza cultural e africana de Cremilda de Lima, tendo-a considerada uma “artesã da modernidade na literatura”.
“Tal como na Grécia antiga e no Egipto, onde a tradição oral engrandeceu a literatura universal, em Angola não se fugiu à regra, daí que a literatura nacional tem pendor didáctico e pedagógico”, destacou.
Professora do I Ciclo, desde 1964, Maria Cremilda Martins Fernandes Alves de Lima já foi duas vezes nomeada para o Prémio Internacional Astrid Lindgren (2008 -2009), instituído pelo Governo Sueco, para honrar a memória de Astrid Lindgren e fomentar a Literatura Infantil e Juvenil no mundo.
Integrante da Associação Cultural e Recreativa Chá de Caxinde, desde 2000, fez parte, em 2005, da Comissão para a Redacção da História da Literatura Angolana. Em 2003, obteve a Licenciatura na Escola Superior de Educação de Leiria (Portugal). Alguns dos seus livros foram traduzidos para outras línguas, como kimbundu, servo-croata e castelhano.