Categories: EnfermidadesPolítica

Casa-ce No Chongoroi – Hospital Municipal Oferece Condições Para Albergar Todos Os Pacientes.

Por: Sul Notícias  

A situação de malária que assola as crianças nas pediatrias dos hospitais da província de Benguela, está suscitar várias reações em vários estratos sociais da província. Enquanto a pediatria da maior unidade hospitalar da cidade das acácias rubras não suporta o número de pacientes internados por causa da malária onde 2/4 partilham a mesma cama, no município do Chongoroi o cenário é diferente porque a situação está controlada.  

A terceira maior força política, Convergência Ampla para Salvação de Angola Coligação eleitoral (CASA-CE), no município do Chongoroi, dá mérito aos técnicos de saúde daquela unidade hospitalar por saberem contornar a situação e não deixarem que a situação transforma-se em colapso como acontece no Hospital Geral de Benguela.   

Falando exclusivo ao Sul Notícias, a secretaria municipal do Bloco Democrático e da CASA-CE Adilha Kalongolossila, falou sobre o aumento da malária no Chongoroi. De acordo com aquela líder partidária no município disse que no Chongoroi, tem-se registado muitos casos de malária, devido as chuvas e os acumulados de capim dando origem a mosquitos.

A líder da CASA-CE, fez saber ainda, que foi constatar pessoalmente a situação da malária no hospital municipal e saiu dali satisfeita, asseverando que felizmente, aquela unidade sanitária corresponde com a demanda dos munícipes que procuram os serviços hospitalares.

“Graças a Deus, temos uma boa assistência médica e medicamentosa, todas as pessoas que testam positivo a malária recebem anti palúdico, o hospital fornece medicamento a população”, reconheceu, a secretária municipal da coligação.

No entanto, Adilha Kalongolossila, lamenta atitude de alguns munícipes, que mesmo com o acesso fácil e boa assistência na unidade hospitalar, ainda assim preferem recorrer a tratamentos caseiros (tradicionais), fazendo com que a doença se alastre, chegando mesmo a dificultar o trabalho dos profissionais de saúde.

A secretária da Coligação, realçou ainda que o hospital oferece condições para albergar todos os pacientes e felizmente não se verifica acumulado de pacientes em uma única cama.

Adilha Kalongossila aproveitou o momento para falar da relação saudável que a CASA-CE mantém com outros partidos e ressaltou ainda sobre a abertura que, o administrador municipal do Chongoroi, Herculano Neto, tem para com os integrantes dos partidos políticos na oposição, a facilidade que o mesmo tem em aceitar crítica e não mantém muitas formalidades. Mas aquela líder partidária não deixou de partilhar o descontentamento causado pelos jovens da JMPLA que têm mostrado um elevado comportamento de superioridade para com os demais partidos políticos.

 

Sul Notícias

Recent Posts

III edição da Festa das Artes com as Escolas junta várias culturas

A III edição do Fest Cukx "Cilika Ukongwe Ku Xikola" (Festa das Artes com as…

2 dias ago

Ministério da Educação prevê implementar francês e inglês para 5ª e 6ª classes

O Ministério da Educação prevê implementar, para o próximo ano lectivo, as disciplinas de francês…

2 dias ago

Catumbela reforça luta contra ocupação ilegal de terrenos

A Administração Municipal da Catumbela anunciou, domingo, que vai tomar medidas contra a actual ocupação…

2 dias ago

Comissão Sindical das Pescas sem personalidade jurídica

A suposta Comissão Sindical dos Trabalhadores do Ministério das Pescas e Recursos Marinhos “não possui…

2 dias ago

Única fábrica de conservas de peixe do país luta para poder sobreviver

A empresa PesSul, a única no ramo em Angola, vocacionada para a produção de conservas…

2 dias ago

Ministro do Turismo trabalha no Namibe

Ministro do Turismo, Márcio Daniel, em visita a Moçâmedes, capital do Namibe para cumprir uma…

2 dias ago