Por: Sul Notícias  

A situação de malária que assola as crianças nas pediatrias dos hospitais da província de Benguela, está suscitar várias reações em vários estratos sociais da província. Enquanto a pediatria da maior unidade hospitalar da cidade das acácias rubras não suporta o número de pacientes internados por causa da malária onde 2/4 partilham a mesma cama, no município do Chongoroi o cenário é diferente porque a situação está controlada.  

A terceira maior força política, Convergência Ampla para Salvação de Angola Coligação eleitoral (CASA-CE), no município do Chongoroi, dá mérito aos técnicos de saúde daquela unidade hospitalar por saberem contornar a situação e não deixarem que a situação transforma-se em colapso como acontece no Hospital Geral de Benguela.   

Falando exclusivo ao Sul Notícias, a secretaria municipal do Bloco Democrático e da CASA-CE Adilha Kalongolossila, falou sobre o aumento da malária no Chongoroi. De acordo com aquela líder partidária no município disse que no Chongoroi, tem-se registado muitos casos de malária, devido as chuvas e os acumulados de capim dando origem a mosquitos.

A líder da CASA-CE, fez saber ainda, que foi constatar pessoalmente a situação da malária no hospital municipal e saiu dali satisfeita, asseverando que felizmente, aquela unidade sanitária corresponde com a demanda dos munícipes que procuram os serviços hospitalares.

“Graças a Deus, temos uma boa assistência médica e medicamentosa, todas as pessoas que testam positivo a malária recebem anti palúdico, o hospital fornece medicamento a população”, reconheceu, a secretária municipal da coligação.

No entanto, Adilha Kalongolossila, lamenta atitude de alguns munícipes, que mesmo com o acesso fácil e boa assistência na unidade hospitalar, ainda assim preferem recorrer a tratamentos caseiros (tradicionais), fazendo com que a doença se alastre, chegando mesmo a dificultar o trabalho dos profissionais de saúde.

A secretária da Coligação, realçou ainda que o hospital oferece condições para albergar todos os pacientes e felizmente não se verifica acumulado de pacientes em uma única cama.

Adilha Kalongossila aproveitou o momento para falar da relação saudável que a CASA-CE mantém com outros partidos e ressaltou ainda sobre a abertura que, o administrador municipal do Chongoroi, Herculano Neto, tem para com os integrantes dos partidos políticos na oposição, a facilidade que o mesmo tem em aceitar crítica e não mantém muitas formalidades. Mas aquela líder partidária não deixou de partilhar o descontentamento causado pelos jovens da JMPLA que têm mostrado um elevado comportamento de superioridade para com os demais partidos políticos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *