Já são conhecidos os cinco candidatos efetivos e suplentes à Deputados à Assembleia Nacional para o ciclo provincial da UNITA, eleitos em conferência provincial, realizado nesta sexta-feira 27 de Maio, sob coordenação do seu líder, Adriano Abel Sapiñala, que teve como lema: “Organizar e Mobilizar para a Alternância”.  

De acordo com o comunicado final, distribuídos aos à imprensa, os delegados elegeram para o ciclo provincial de Benguela, candidatos à deputados, sendo que, por inerência de funções, Adriano Abel Sapiñala, lidera a lista.

O segundo: Avelino Kanjamba José, terceiro: Fernando Quintas Sachipala; quarto: Hélder Juca Manjenje Manuel e Florence Kapitia, na quinta posição. Para suplentes, os delegados da conferência extraordinária do Galo Negro elegeram, Albano Chiondo Lopes, Estrela Kuyanda Jonatão Kalipi, Emília Augusto, Pedro Chitunda Sendo e Salias Patrocino Samuel Chissende.  

Na ocasião, Adriano Sapiñala no seu discurso de considerações final, exortou os militantes, que ainda estão em curso o processo de reclamações do registo eleitoral oficioso, “o que significa dizer, que ainda temos a oportunidade de chencar se os nossos dados se ainda estão conforme, ou ainda se há aquelas deslocalização como aconteceu nas eleições de 2017”, acrescentou, “nós a partida, devíamos já ver, os nossos membros que em 2017 tiveram esse problema, devem consultar e se dirigir a qualquer BUAP para fazer a reclamação para colocarem na base de dados a residência real”, exortou.

O político acusa o MATRE de estar a se refugiar, culpando que os cidadãos não estão a consultar os seus dados. “O MATRE está a se refugiar na logica de que não se está a fazer reclamações, num universo de 14 milhões eleitores, até a última conferência de Imprensa, o MATRE falava de mil reclamações”, disse afirmando que é um número irrisório.

Disse ainda que é preciso levar em conta dois aspetos importante: primeiro é que, não é apenas valido o registo feito desta vez, porque o registo de 2017 é valido. É por isso que o ficheiro de cidadãos maiores está agora com 14 milhões de eleitores para as eleições de Agosto.  

Fotografias. Augusto Manuel

Por isso, alerta o político, que, não haja aquela mensagem de que quem não se registou não vai votar, “negativo. Quem não atualizou significa que o seu dado anterior já existe”, asseverou, alertando que ninguém deve colocar as pessoas em casa com argumentos de que não se registou.

Para os que completaram 18 anos, mas que já trataram os seus Bilhetes de Identidades, também são eleitores porque nessas eleições, o elemento principal de votação é o BI.

Ganhar eleições em Benguela

O líder dos maninhos disse ainda que é um desafio e compromisso de honra vencer as eleições na província de Benguela para resgatar o seu lugar.

“Benguela é praça-forte da UNITA desde a década 70. Não podemos ou través consentir o facto de que, venha ser Benguela a UNITA ter um acento parlamentar, quando na verdade a UNITA pode o mínimo eleger 4 acentos e ainda com a perspetiva de ir buscar do 5 cento”, desafiou, alertando que “é ali que temos que ter a perspetiva do nosso embate para as eleições de Agosto”, alertou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *