A União Nacional para Independência Total de Angola (UNITA), maior partido na oposição em Angola, na Província de Benguela, abriu a pré-campanha eleitoral, no sábado último 28 de Maio. Um actos de massas que foi marcado com um “banho” de multidão, onde o líder do Galo Negro, Adriano Sapiñala, mostra-se confiante que o seu partido vai mesmo vencer as eleições com o mínimo 4-1.

O secretário provincial da UNITA em Benguela, Adriando Abel Sapiñala, na sua locução, acusou o MPLA ter medo do partido fundado por Jonas Savimbi, ao responder as palavras do presidente da república e do MPLA, João Lourenço, sobre o salto da Gazela.

“Eu hoje, quando fui vendo a concentração do povo, para virem para este acto, vi o movimento da cidade, comecei a ver mesmo as Gazelas a saltarem. E eu disse: afinal aquele salto que falaram no Cunene, não é de nos saltarem nós. Saltarem para fugir porque a UNITA está vir com muita força”, disse.

O político disse que a Gazela só salta quando está ser perseguida, interpretando que o seu principal adversário tem medo do Galo Negro. Sapiñala, não tem dúvidas que o seu partido na segunda praça política em Angola vai ganhar as eleições, o que contraria o discurso de Luís Nunes que dizia que o MPLA vai dar os 5-0.

“Quero aqui dizer, o tal 5-0 vai tirar aonde?”, Questionou, reafirmando que o povo está com a UNITA e o mesmo povo é a força do seu partido.  

O líder dos maninhos na cidade das acácias rubras fez saber que o seu partido está a trabalhar para no mínimo eleger 4 deputados para o ciclo provincial, chamando atenção de que se o MPLA brincar, nem o 1º secretário provincial do Movimento Popular de Libertação em Angola, Luís Nunes, será eleito.

“Eu estou a firmar que vamos dar 5-0, na base da força da UNITA, na base da nossa realidade que, é essa que está aqui”, desafiou.  

Adriano Abel Sapiñala alertou os seus militantes para não assustarem com os discursos, que diz ser baratos do seu principal rival, porque intende que é para camuflar a falta do cumprimento das promessas eleitorais feitos no pleito anterior, pelo que esses discursos todos são apenas arranjos.

“Fazem as contas desde que o presidente João Lourenço entrou no poder, quantos perderam o emprego?”, Questionou, afirmando que ultrapassa os 500 mil, desempregados.

O também deputado à Assembleia Nacional lamentou, pelo facto do MPLA ter adiado o seu acto político de massas que seria no município da Baía-Farta, sobre liderança da vice-presidente do partido, Luísa Damião, que para ele, seria uma oportunidade para medirem forças na Província de Benguela, se quem tem mais população.

Para Adriano Sapiñala, isso significa que o MPLA tem medo da UNITA.

Frente Patriótica Unida

Fotografias: Facebook

Comentando as notícias que circularam durante a semana finda, de um dos funcionários do TC, que dizia à Imprensa pública de que a Frente Patriótica Unida não vai concorrer nas eleições gerais de agosto próximo por não estar legalizado. Adriano Sapiñala disse que a FPU é apenas uma união que congrega a UNITA, Bloco Democrático e o Pra-já Servir Angola, mais a sociedade civil.

Sapiñala fez saber que a UNITA atendeu o pedido dos cidadãos para formalizar uma união entre os partidos políticos na oposição. Não é porque o seu partido não está em condições para vencer as eleições sozinho.

No entanto, o que vai concorrer vai a parecer no boletim de voto, é a bandeira da UNITA e o seu cabeça de lista, Adalberto Costa Júnior. Entretanto, o principal concorrente do MPLA nessas eleições gerais, é a UNITA, disse.   

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *