Um grupo de jornalistas de diferentes órgãos de comunicação foi sancionado, pela Comissão de Carteira e Ética (CCE), por anúncio de publicidade, considerada actividade incompatível com exercício do jornalismo.

A nota da CCE informou, sexta-feira (15), que o referido grupo de jornalistas, pela prática indevida no exercício da profissão, foi condenado nos termos do disposto no n.º4 do artigo 33.º da Lei 5/17, de 23 de Janeiro (Lei sobre o Estatuto do Jornalista), com censura registada.

Entre os sancionados estão os jornalistas José Rodrigues, da Luanda Antena Comercial (LAC), e Kinna Santos, da Radiodifusão Nacional de Angola (RNA), sendo que esta última depositou o título de habilitação à CCE.

Além dos dois profissionais, consta do grupo de sancionados com censura registada os jornalistas Cristina Miranda, da LAC, por anunciar publicidade, e Amílcar Xavier, da TV Zimbo, pelo exercício de mestre de cerimónia.

Ao jornalista António Muachilela, também profissional da RNA, a CCE aplicou a sanção de censura registada, por prestar serviços de assessoria de imprensa. O referido profissional decidiu depositar o título de habilitação à Comissão.

Na nota, assinada pela presidente da instituição, Luísa Rogério, a CCE expressa que o desejo de cooperação com vista o exercício efectivo da auto-regulação da actividade jornalística no país, em obediência ao desígnio de consolidação do Estado de Democrático de Direito.

A CCE é um organismo de direito público, de âmbito nacional, que tem a competência de fazer a auto-regulação do exercício do jornalismo em Angola.

Fonte: JÁ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *