O clima económico no país permaneceu favorável no terceiro trimestre do ano em curso, pois o indicador, evoluiu positivamente em relação o período homólogo e permaneceu acima da média da série.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a maior parte dos sectores que foram analisados apresentaram evolução homóloga positiva e Conjuntura Económica às Empresas favorável, ou seja, o ambiente de negócios no trimestre em apresso é favorável.

Os dados do INE sustentam que, os Indicadores de Confiança (IC) do sector da indústria transformadora e extractiva, evoluíram positivamente em relação ao período homólogo e permaneceram acima da média da série.

Neste modo, a conjuntura às empresas permaneceu favorável para ambos os sectores.

Na opinião dos empresários, a falta de matéria-prima e as frequentes avarias mecânicas nos equipamentos, foram as principais dificuldades registadas pelas empresas no trimestre. Constatou-se ainda, que as dificuldades financeiras, a falta de mão-de-obra especializada, água e energia, similarmente contribuíram negativamente no desenvolvimento das actividades das indústrias transformadoras.

Quanto ao sector dos transportes, o INE informa que a Conjuntura Económica às Empresas é desfavorável, pois o indicador apresentou tendência negativa e permaneceu abaixo da média da série, ao passo que, para o sector do turismo, a conjuntura é favorável, pois o indicador evoluiu positivamente em relação ao trimestre homólogo e permaneceu acima da média da série.

Os empresários dos sectores da comunicação e da construção continuam optimistas quanto as actividades do sector, pois para as empresas da comunicação a conjuntura económica é favorável, ao passo que para as empresas construtoras continua desfavorável, apesar da tendência positiva. Já no sector do comercio, a Conjuntura Económica permaneceu favorável, pois o indicador mantém uma ligeira estabilidade em relação ao trimestre anterior e permaneceu acima da média da série.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *