O Governo pretende captar, no mês de Dezembro, por via da emissão de títulos públicos um valor global de 240 mil milhões de kwanzas e mais 10 milhões de dólares.

Este dado foi esta semana disponibilizado pela Unidade de Gestão da Dívida do Ministério das Finanças, entidade que controla as emissões de Bilhetes (BT) e Obrigações do Tesouro (OT), enquanto instrumentos de financiamento do Estado junto dos mercados.

De acordo com o relatório de Dezembro, os leilões de preço acontecem em datas intercaladas, fixando-se os dias de segundas e quintas-feiras e com cupões (cheque) de vencimento semestral para as Obrigações do Tesouro (OT).

Ao que se pode calcular dos relatórios disponibilizados pela UGD, ao longo dos meses de Março a Novembro, foram já emitidos 1,2 biliões de kwanzas e 65 milhões de dólares em Bilhetes e Obrigações.

Os Bilhetes e Obrigações do Tesouro continuam a ser um instrumento de (re)financiamento público do Estado angolano, que tem estado a valorizar as poupanças privadas das famílias e empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *